Copenhagen Image Banner 468 x 60
GIF vuelos 468x60

terça-feira, agosto 30, 2005

Amazónia: o Pulmão do Mundo

Amazónia é o nome aplicado à região que forma o Rio Amazonas na América do Sul, constituída por sedimentos fluviais de fraca elevação, que são alagados com frequência. É a maior floresta tropical do mundo e em grande parte por descobrir. O povoamento é reduzido devido ao clima. No entanto, nos últimos 50 anos foram destruídos mais de 800 mil quilómetros quadrados de floresta e a devastação continua. Fenómenos como El Niño e o aumento das queimadas (que como se conhece alteram o regime normal das chuvas) têm contribuido para agravar a situação. Amazónia luta também contra a extinção de algumas espécies, provocada pela exploração desordenada, o desflorestamento, a caça predatória e a venda ilegal de animais.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Seychelles - Mapa
Seychelles
Seychelles

Seychelles

O arquipélago foi avistado por Vasco de Gama em 1502, e a França reivindicou o território em 1756. Os franceses do ilhas Maurício eram os primeiros colonizadoras das Seychelles. Em 1814, o tratado de Paris deu a Inglaterra o direito de administrar as ilhas Seychelles e Maurício.
República independente desde 1976, constituída por 92 ilhas, das quais 32 são habitadas. Localiza-se no Oceano Índico, a cerca de 1600 Km a E. do Quénia e Tanzânia. A sua economia baseia-se na agricultura e, sobretudo, o turismo. A capital é Victoria. Sem dúvida um paraíso.

terça-feira, agosto 16, 2005

Machu Picchu - Perú

Machu Picchu - Perú

Machu Picchu - Perú

Machu Picchu - Perú

Machu Picchu - Perú

Machu Picchu - Peru

Antiga fortaleza inca, rival de Sacsahuamán, na cordilheira transalpina do Peru, departamento de Cuzco, a 3100 metros de altitude. As ruínas incas de Machu Picchu foram descobertas a 24 de Julho de 1911 pelo arqueólogo norte-americano Hiram Bingham de Yale e são um dos locais mais bonitos e enigmáticos do mundo. É denominada de cidade das escadas, pois apresenta 3000 degraus. Entre as ruínas encontram-se o Palácio, com o seu pátio clássico; o Palácio de Nusta, com uma bela escadaria e terraço com uma espantosa vista; o Torreón, um monumento lindissímo, que faz parte de um grupo separado e atribuído ao "curacá", o chefe da região.
Na cidade, mais concretamente na zona central, ergue-se o Grande Templo, singela composição de três muros e, próximo a este o Palácio das Três Janelas, recinto no qual no muro de fundo se abrem três bonitos vãos virados para vislumbrar o sol nascente.
A sua fundação é atribuída a Manco Cápac e Mama Ocllo, que desde a região do Titicaca procuravam uma terra onde localizar o centro do seu império, que outras autoridades situam em Cuzco. De qualquer forma, quis-se relacionar Machu Picchu como antigo Império Quíchua de Tiahuanaco.

quinta-feira, agosto 11, 2005

Evereste

É a montanha mais alta do mundo. O Evereste ou Tecto do Mundo situa-se no Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete. Em nepalês o pico é denominado de Sagarmatha - rosto do céu - e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma - mãe do universo. Sir George Everest em 1841 determinou a sua altitude em 8848 m, embora os cientistas estimem mais de 9000 metros. No entanto, foi Radhanath Sikdar, matemático e topógrafo indiano de Bengala, o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do mundo. Por este motivo, muito indianos consideram que a montanha se deve chamar de Sikdar e, não Everest. Durante vários anos Sagarmatha foi o grande objectivo dos alpinistas e meta de numerosas e fracassadas expedições, em particular inglesas. Edmond Hillary, agricultor da Nova Zelândia, e Tensing Norkey, dois membros da expedição britânica, conseguiram alcançar o seu cume em 25 de Maio de 1953. João Garcia, em 1999, tornou-se o primeiro e único português no Evereste. No entanto, a ambição de subir a montanha mais alta do mundo já colocou fim a muitas vidas. Os britânicos George Mallory e Andrew Irvine, a 6 de Junho de 1924 fizeram uma tentativa de chegar ao cume e nunca mais regressaram. Nunca se chegou a determinar se chegaram ao pico e morreram na descida ou se não chegaram ao cume. O corpo de Mallory foi descoberto em 1999, assim como os seus objectos pessoais, mas estava sem a foto da esposa, foto essa que o britânico tinha prometido deixar no pico. A 16 de Maio de 1975, Junko Tabei, foi a primeira mulher a chegar ao cume. Sabe-se que até ao final de 2001, 1491 pessoas conseguiram chegar ao topo do Everest, no entanto, 142 não regressaram.

quarta-feira, agosto 10, 2005

Deserto do Atacama

Posted by Picasa

Um deserto é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Assim, os desertos têm pouca vida quando se compara com regiões mais úmidas. No entanto muito da vida existente nos desertos permanecem debaixo da areia para conservar a umidade. Cerca de 1/3 da terra é deserto. O deserto do Atacama fica localizado na região norte do Chile e tem cerca de 200 Km de extensão. Este deserto é considerado o deserto mais alto e mais seco do mundo. Relativamente às temperaturas, estas chegam a atingir os 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Devido às temperaturas serem tão baixas à noite e tão elevadas durante o dia são poucas as cidades e vilas existentes no deserto. Umas das cidades está situada a 2400 metros de altitude e denomina-se de San Pedro do Atacama e tem cerca de 3.000 habitantes. Contudo, esta cidade alberga viajantes do mundo inteiro e tem uma vida bem agitada. Além das belezas naturais, o deserto do Atacama guarda interessantes legados históricos e arqueológicos. Os mais impressionantes são as múmias, algumas com mais de 10.000 anos, deixadas por antigos povos habitantes do deserto, principalmente os chinchorros. Há também ruínas de antigas civilizações.

segunda-feira, agosto 08, 2005

Vamos Proteger as Dunas!

Posted by Picasa
As dunas ocupam cerca de 450 Km da linha da costa porutguesa. Pode-se dizer que as dunas são um sistema móvel que resultam da acumulação de areia transportada pelo vento em que as plantas são essenciais no seu processo de formação. As dunas são ecossitemas costeiros através do qual se faz a ligação entre mar e terra. As dunas devem ser protegidas pois têm um papel fundamental, ou seja, são consideradas "muros" construídos pela natureza fornecendo "protecção à paisagem humanizada adjacente." É graças às dunas que o litoral é protegido e que é impedido que o mar ganhe terreno. No entanto, existem inúmeros factores responsáveis por destruir as dunas nomeadamente a construção de parques de estacionamento na zona posterior à duna, o designado campismo selvagem, a prática de actividades motorizadas e, também, a falta de estruturas de acesso às praias que encaminham os individuos a pisotear as dunas. Cabe a nós, enquanto utentes das prais, ter comportamentos de protecção dunar no sentido de evitar a sua destruição, por exemplo, não passear ou tomar banhos de sol bem como andar a cavalo ou com motorizadas nas dunas. Não colher vegetação dunar; sensibilizar amigos e familiares no sentido de terem conhecimento sobre a função das dunas e acima de tudo respeitar a legislação existente de protecção das dunas.

sábado, agosto 06, 2005

Barreira de Corais

Barreira de Corais
Barreira de Corais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...