Copenhagen Image Banner 468 x 60
GIF vuelos 468x60

domingo, junho 04, 2006

Timor-Leste

(Uma jovem timorense e as línguas faladas em Dili)
Conhecido como Timor Português, foi uma colônia portuguesa até 1975, altura em que foi invadido pela Indonésia. Permaneceu oficialmente como território português por descolonizar até 1999. Foi considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de "Timor Tmur". 80% do povo timorense optou pela independência (20 de Maio de 2002) em referendo organizado pela ONU.
A língua mais falada em Timor-Leste é o Tétum, após a ocupação indonésia o bahasa tem-se imposto progressivamente. a utilização do português tem sido, por sua vez, progressivamente reprimido.
Os portugueses chegaram à ilha nos inicios do séc. XVI, atraídos pela fama das suas florestas de sândalo, mas apenas no séc. seguinte conseguiram o seu efectivo controlo. a partir de 1595, os portugueses são sucessivamente expulsos pelos Holandeses das várias ilhas que controlavam nesta região asiática, incluindo as Moluscas, ficando apenas com a parte oriental de Timor.
Em 1859, um acordo, rectificado em 1904, estabelece o domínio da parte oriental por Portugal, o que constitui uma excepção em todo o arquipélago dominado pela Holanda.
Em 1912 ocorre uma revolta comandada por Manufai, esmagada de forma cruel e sangrenta.
Após a independência da Indonésia em 1950 e a sucessica unificação das antigas colónias holandesas, incluindo as ilhas Molucas e Irian Jaya (Nova Guiné Ocidental), Timor-Leste permanece como o único território não descolonizado.
Até aos anos 70 era reduzido o investimento económico da potência administrante. Após o golpe militar de 25 de Abril de 1974 em Portugal, inicia-se rapidamente o processo de descolonização das suas colónias ultramarinas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...