domingo, setembro 11, 2005

Ceuta

Ceuta, território espanhol, encontra-se situada no litoral de marrocos, no Estreito de Gibraltar. O clima mediterrâneo permite verões muito acentuados. Porto pesqueiro, comercial e de passagem, é uma cidade de traça portuguesa, com típicos bairros muçulmanos. Foi conquistada por Portugal em 1415, no entanto, em 1581 tornou-se uma possessão espanhola quando Filipe II se apossou da Coroa Portuguesa. A cidade possui monumentos impressionantes, como a catedral que foi construída por portugueses, no século XV, o Santuário de Nossa Senhora de África, a fortaleza de Monte Hacho, o complexo do Fosso de São Filipe e as igrejas de São Francisco e de Nossa Senhora, junto da chamada Casa Grande, onde viveu e morreu Agustina de Aragón, a heroína da Guerra da Independência (a Guerra Peninsular, 1808).

4 comentários:

Liliana disse...

Visitei ceuta há uns anos atrás... é uma cidade sombria, triste...

Anónimo disse...

não foi em 1581 que se tornou espanhola mas sim em 1640 pois foi a única praça portuguesa que não levantou voz pelo duque de bragança (d.joão IV)aquando da Restauração. (desculpa a intromissão mas achei que gostarias de saber.)

peter pan

Liliana disse...

obrigado, pela informação

www.-cag-on-tour-.blogspot.com disse...

Ceuta foi de facto uma conquista bastante importante para o nosso reino. Se por um lado iniciamos aí a nossa expansão ultramarina , por outro lado a sua conquista foi bastante importante para a coesão nacional e quem sabe terá sido , na época o garante da independencia nacional , tantas vezes posta em causa pelos nossos hermanos "castelhanos". Quanto a cidade em si , não conheço , mas gostava de a conhecer , pois é a porta de entrada nesse mágico continente que é África.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...