Copenhagen Image Banner 468 x 60
GIF vuelos 468x60

sábado, julho 30, 2005

Açores

Não me canso de fazer pesquisa sobre os Açores.
Os Açores, oficialmente designada por Região Autónoma dos Açores, pertencem ao território da República Portuguesa, encontram-se localizadas no Atlântico nordeste. O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas principais que se encontram divididas em três grupos: o grupo ocidental (Corvo e flores); o grupo central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e, por último o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel).
O Grupo Oriental inclui também um grupo de rochedos e recifes oceânicos, localizados a nordeste de Santa Maria, denominado ilhéus das Formigas, ou simplesmente Formigas.
O ponto mais alto do arquipélago encontra-se na ilha do Pico com uma altitude de 2 352 m.
No que concerne ao clima, este é temperado, registando-se temperaturas médias de 13º C no Inverno e 24º C no Verão.
A origem vulcânica dos Açores tem a sua expressão máxima na ilha de São Miguel, no famoso Vale das Furnas e teve a sua mais recente actividade terrestre no Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, em 1957-1958. No mar, a última erupção verificou-se ao largo da Serreta (ilha Terceira) em 1998-2000. S. Miguel é a maior ilha dos Açores e a mais populosa. A ilha apresenta uma paisagem verde com vegetação luxuriante e várias lagoas líndissimas. A mais famosa á a Lagoa das 7 Cidades. Outras lagoas importantes são a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas. Na vila das Furnas a água brota da terra em ebulição.
Terceira é a segunda ilha mais populosa dos Açores. Angra do Heroísmo é a única cidade, classificada de Património da Humanidade pela UNESCO.
A Ilha do Pico é um paraíso no meio do atlântico, uma verdadeira joia biológica e geológica. As águas são de um azul intenso, a transparência verdadeiramente incrível e a temperatura amena. A abundância de peixe provocará o delírio entre os mergulhadores. Neste contexto poderá encontrar os Ilhéus da Madalena ( reserva natural que dista sensivelmente 1 milha do porto da Vila da Madalena ). Entre as zonas de mergulho destacam-se: Baixa do canal; Cais do mourato; Cachorro; Cabrito; São Mateus; São Caetano; Calheta e Meia broa.
O Faial está mesmo em frente ao Pico. A sua cidade é a Horta onde se situa o Parlamento Regional. Nesta cidade está a Marina mais importante dos Açores e talvez uma das mais importantes do Atlântico. Aqui param quase todos os barcos de recreio que atravessam o Oceano, da América do Norte para a Europa.
São Jorge é uma ilha do grupo central cuja principal característica é ser muito longa e estreita. É uma ilha muito acidentada com encostas imponentes sobre o mar. É a ilha do arquipélago onde as fajãs são mais notáveis e numerosas. Fajãs são formações geológicas que resultam da queda de parte das encostas, ao longo de milhões de anos, criando uma plataforma onde por vezes nasceram pequenas povoações. Velas e Calheta são as duas vilas da ilha, ambas na parte sul da ilha.
Graciosa é a ilha mais pequena do Grupo Central. A sua capital é a vila de Santa Cruz da Graciosa. No centro da ilha situa-se a Caldeira, que é uma caverna com 80 m de altura com um lago subterrâneo.
Nos mergulhos que efectuar nas águas Açorianas poderá observar as seguintes espécies de peixes: Mero, Garoupa, Moreia, Raia, Sargo, Bodião, Abrótea, Veja, Írio, Incharéu, Anchova, Bicuda, Patruça, Salema.
As ribeiras da Ilha de São Miguel constituem excelentes cenários para os amantes do canyoning, onde a água se precipita rumo ao seu incontornável destino, o oceano.
Quem vai aos açores não pode deixar de fazer uma visista às baleias. Cachalote; Baleia é denominado o "Rei" do mar dos Açores, sendo a baleia mais observada no arquipélago. Pode chegar a atingir um máximo de 20 m e um peso de 70 toneladas.
A Baleia Boreal; Finbeque; Baleia Sardinheira pode atingir um tamanho máximo de 17 a 20 m, sendo o tamanho médio de 14 a 16 m. Esta baleia tem uma longevidade próxima dos 70 anos. A baleia sardinheira é muito veloz podendo atingir a velocidade de 30 nós.
A Baleia Azul é o maior dos maiores animais existentes no planeta Terra, medindo em média 24 a 26m. A baleia azul é frequentemente vista nos mares dos Açores, mas ao contrário de outras baleias passa mais ao largo da costa do Pico, sendo frequentemente observada pelos atuneiros.
Peixe-boi; Baleia piloto é um dos cetáceos mais observados nos Açores.
Negro; Falsa Orca; Orca Bastarda tem uma característica interessante para os Turista, que é a de brincar à proa das embarcações proporcionando momentos únicos.
O clima nos Açores é imprevisível. Diz-se que numa ilha podem acontecer as 4 estações do ano no mesmo dia. são sempre no Verão as maiores probabilidades de não chover. A temperatura é sempre amena mesmo no Inverno. No Verão torna-se por vezes desagradável o calor com a humidade mesmo sem as temperaturas serem elevadas, pois nunca são. A água do mar é em geral agradável, mais quente que nas praias do continente, e de uma translucidez inesquecível.
Para mais informações visitem:

3 comentários:

Tanque Silva disse...

Os Açores são de facto um local paradisíaco . Desde cedo que a beleza das suas ilhas fascinou os descobridores. Só nos resta esperar , que agora que estão na moda , não lhes aconteça o mesmo que aconteceu no Algarve e que começa a acontecer na costa Alentejana , com um urbanismo selvagem e especulativo.

Anónimo disse...

Cara Liliana

Os Açores e não AZORES, não fazem parte da República Portuguesa, são República Portuguesa.

Unknown disse...

Escrevi azores no sentido de diversificar a palavra. azores noutro idioma!
E claro são da República portuguesa! a Língua portuguesa tem estas ratoeiras...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...